SV_Fund Scheffel (10).jpg

HISTÓRICO
DA FUNDAÇÃO

Frequentemente, a História elege determinados locais para abrigar, através do tempo, as mais autênticas expressões artísticas de um povo. Tais lugares surgem, sofrem o desgaste do tempo, mas cedo ou tarde renascem, transcendendo as próprias finalidades para as quais foram erguidos. Construído em 1890, por Adão Adolfo Schmitt, o casarão de características neoclássicas atualmente abriga a Fundação Ernesto Frederico Scheffel.

Inaugurada em cinco de novembro de 1978, a Fundação Scheffel é a guardiã do acervo artístico de E. F. Scheffel, com mais de 350 obras, expostas em ordem cronológica nos três andares do edifício. A entidade é responsável pela gestão do Museu Comunitário Casa Schmitt Presser e atua na defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade de Novo Hamburgo.

Não bastasse estas credenciais, os amplos salões da Fundação Scheffel compõem um cenário perfeito para inúmeras manifestações artísticas da comunidade que, a exemplo dos imigrantes europeus que lhe deram origem, encontra na expressão cultural e na preservação da memória dois de seus mais vivos valores.

Hamburgo Velho é a paisagem incomparável que amo para sempre.
E. F. SCHEFFEL
SV_Fund Scheffel (23).jpg